quinta-feira, 3 de abril de 2008

O Compromisso Social do Repórter

O repórter é uma das funções que pode ser exercida pelo profissional de jornalismo. É o repórter que vai até o acontecimento, a tragédia, ao lançamento, a casa de família, ao hospital, enfim, é o repórter quem entra em contato direto com as pessoas (fontes, testemunhas, vítimas, etc.) e com a situação em que estão envolvidas, a qual irá se transformar, posteriormente, em um produto jornalístico (notícia, reportagem, etc.).
Essa característica da profissão abre espaço para o que é chamado de jornalismo social, que aliás, atualmente não possui muita notoriedade dentro da área. No entanto, muitos profissionais reivindicam a importância do caráter social do repórter. Alguns vestem a camisa e passam a utilizar sua profissão para defender uma causa, como é o caso do jornalista Cristiano Navarro, que há 6 anos trabalha com a causa indígena. Seu objetivo é “fortalecer a comunicação desses povos, já que a comunicação é um ponto da articulação política, e restabelecer a luta pelos direitos dos povos”.
A causa é com certeza bastante nobre, mas também bastante trabalhosa. Se considerarmos o cenário atual dos nossos meios de comunicação tradicionais, veremos que não há espaço para esse tipo de jornalismo, o jeito é trabalhar com meios de comunicação alternativos. O próprio Cristiano é consciente de que sua meta é um grande desafio, “Eu faço matérias que não tem grande circulação. Uso a internet para ajudar a difundir”.
Felizmente, essa situação vem mudando gradativamente, grandes meios de comunicação de massa, como a TV, vem abrindo espaço para programações de caráter social denunciativo. São pequenas matérias dentro de telejornais e programas jornalísticos e programas semanais específicos sobre o assunto em horários de baixa audiência.
Ainda assim, é um começo.

Um comentário:

publiccreation disse...

Acredito no jornalista como a cola que mantem coeso o tecido social que reune as diversas classes. Manter-se informado tornou-se uma prerrogativa essencial para a vida moderna, o q joga em nosso trabalho, uma maior carga de responsabilidade.