quinta-feira, 3 de abril de 2008

Quando o interesse do público deixa ser interesse público.

Interesse Público – Informações que dizem respeito à sociedade como um todo, geralmente informações sobre o Estado, a economia, o patrimônio público, etc.

Interesse do Público – Informações que interessem a um público especifico, às vezes, a sociedade em geral, por apresentar elementos que provocam sua curiosidade.

As duas expressões acima definidas parecem fixas e distantes entre si. No entanto, na prática, às vezes um mesmo acontecimento pode ser de interesse público e do público. Ex.: O romance da jornalista Mônica Veloso e do senador Renan Calheiros, apesar de este ser um homem público, é em si apenas um fato de interesse do público. Mas, ao surgirem suspeitas da jornalista receber pensão alimentícia paga com dinheiro oriundo de corrupção passiva, o fato passa a ser de interesse público.
Se observarmos com mais atenção o exemplo citado, notaremos que depois do escândalo, Mônica Veloso passou a aparecer com freqüência na mídia onde falava sobre detalhes sobre seu romance com Renan. A imprensa explorou bastante os aspectos pessoais do acontecimento, ela deu maior relevância ao que era de interesse do público do que ao que era de interesse público no caso. E isso não foi em vão. Os responsáveis pelos meios de comunicação de massa têm consciência do interesse do público por notícias de grande apelo pessoal.
O que não é muito difícil de ser notado devido à repercussão que atinge os acontecimentos sobre a intimidade de celebridades e de pessoas públicas. O namoro, a traição, o casamento, a separação, a balada, a briga, as brigas familiares, enfim, tudo que faz parte da esfera privada e que é facilmente transformado em notícia numa sociedade onde o interesse do público é completamente voltado para esse tipo de informação.
Essa característica da sociedade contemporânea tem suas causas lá atrás, na época da ascensão da burguesia, que trouxe consigo a separação do espaço social em esfera pública e esfera privada.

Nenhum comentário: